quinta-feira, 9 de abril de 2015

13 candidatos a Belém, 400 Milhões para o FMI

As presidenciais e a Grécia, parecem, definitivamente, ser os assuntos do ano... Pelo menos aqui no PNP.

Hoje, mais um candidato a Belém, Paulo de Morais.
Depois de Henrique Neto ter apresentado publicamente a candidatura, foi a vez de surgirem notícias de que Paulo de Morais vai também apresentar candidatura.
Não tive a oportunidade de o ouvir, quando se este foi à Universidade do Minho, mas muitos colegas meus marcaram presença, e gostaram bastante do agora candidato.
Proveniente das fileiras do PSD, e que se insurge contra a corrupção, tem tudo para ser um candidato a ter em conta na contagem dos votos.
E é também em si, uma boa notícia. Uma vez que, e tendo em conta que a lista de candidatos ou possíveis candidatos parece não ter fim, a possibilidade de segunda volta ganha forma.

O PS deveria estar bastante atento a todas as movimentações. Se quer na prática ter um Presidente, é bom que torça para que hajam bastantes candidaturas para que os votos se dividam.
Sim, porque Guterres parece ainda manter o tabu, e seria aquele que à priori, poderia resolver o problema logo no na primeira volta.
Não obstante, muitos militantes socialistas, principalmente dirigentes e figuras do secretariado, insurgem-se em apoios a diversas potenciais candidaturas, senão mesmo com candidaturas próprias.

Se é leitor habitual do PNP, perguntar-se-à: Mas então ele não defendia que a esquerda deveria organizar-se em torno de uma só candidatura para fazer frente à direita? Sim, defendia e defendo, mas uma vez que a lista de potenciais candidatos, todas com numerosos e importantes apoios, faz com que tenhamos chegado (e repare-se, 10 meses antes) a um ponto em que agora o que se tem de lutar é por uma solução bastante credível para a segunda volta.

Exagero da minha parte? Sim, certamente. Mas vejamos a lista de nomes que já foram atirados ao ar:

  1. António Guterres
  2. António Vitorino
  3. Sampaio da Nóvoa
  4. Paulo de Morais
  5. Rui Rio
  6. Jaime Gama
  7. Manuela Ferreira Leite
  8. Proença de Carvalho
  9. Henrique Neto
  10. Carlos César
  11. Santana Lopes
  12. Marcelo Rebelo de Sousa
  13. Maria de Belém

Entre esquerda e direita, são 13 os nomes acima referidos, que em qualquer blog, jornal ou declarações na TV já foram falados para as presidenciais. E certamente, me esqueci de alguém.

Para finalizar, a Grécia, no dia a seguir a eu escrever neste espaço que parece ter intenção de deixar a UE, pagou mais de 400 milhões de euros ao FMI. Assim, sempre dá para sossegar as hostes europeias. Mas depois de ter ido à Rússia para fazer frente à Europa, paga esta quantia ao FMI... trás água no bico, creio.
Atentemos aos próximos episódios.

Sem comentários:

Enviar um comentário