segunda-feira, 6 de abril de 2015

Presidenciais e candidatos

É impossível não falar das eleições presidenciais, novamente, no artigo de hoje.

Sampaio da Nóvoa estará, ao que parece, prestes a assumir uma candidatura a Belém, com o possível apoio do PS.
Ora, eu tenho já dito, variadas vezes, que este deveria ser um assunto a ser definitivamente pensado, após as eleições legislativas. Acontece que porventura, terá de se pensar um pouco antes, dados os acontecimentos recentes.
Se a esquerda quer vencer, terá de se concentrar num candidato, no limite, em dois candidatos.
A primeira volta poderá ter muitos candidatos, isso não é problema algum, logo que não seja para entregar uma vitória logo na primeira volta à direita. O que poderá acontecer com relativa facilidade.

Também é sabido que eu tenho simpatia por uma possível candidatura do ex-reitor da Universidade de Lisboa, mas isso não quer dizer que prefira essa candidatura à de António Guterres. Mas o que creio que é grave, é ver o PS (através dos mais variados elementos) dispersarem em diferentes candidatos.

A possibilidade de Sampaio da Nóvoa se candidatar, é tudo menos consensual dentro do partido. E é fácil de perceber porquê, porque não vem da máquina partidária.

Por outro lado, a possibilidade de Guterres, que aquando das primárias parecia ser certa, e era até um dos únicos pontos comuns entre Costa e Seguro, parece estar cada vez mais distante. É certo que seria o candidato ideal, mas seria ou será se o próprio se candidatar. Para rejeitar completamente, já é tarde, mas deixar todo este tabú, também não o beneficia. E o facto de o PS já ter votos em Henrique Neto, possivelmente em Sampaio da Nóvoa, faz com que uma candidatura de Guterres seja ainda mais fragmentária.

Enfim, a verdade é que vemos muitos elementos do PS a disparar em diversas direções. Alguns parecem até ter posto de lado a hipótese mais consensual, a do ex-primeiro ministro. Esta sim, seria a verdadeira candidatura do PS, qualquer outra será vista como recurso.

Sem comentários:

Enviar um comentário