segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

4 temas e um elogio, sincero, ao Governo!

Hoje na ordem do dia, estão os óscares e o caso Sócrates.
Podemos ainda procurar umas pistas sobre a possibilidade de candidatura de Manuela Ferreira Leite a Belém e claro, sobre a Grécia.

Pois bem, se são seguidores do PNP, e me conhecerem, saberão que de cinema percebo pouco, logo não opino e sobre justiça e casos a serem julgados, muito menos. Os dois primeiros temas estão de parte. Sobre as presidenciais e a Grécia.. bem, tenho escrito sucessivamente, e hoje trarei duas ou três notas sobre ambos. Mas o que vou esmiuçar um bocado é sobre o novo quadro comunitário. Um tema que nem todos estão por dentro, mas que não vou explicar aqui a parte teórica, isso aconselho este site, da empresa onde trabalho, que tem bastante e boa informação sobre a parte técnica, mas vou elogiar o Governo sobre a sua condução dos fundos comunitários.

O acordo que foi estabelecido entre a Zona Euro e a Grécia, que ainda bem que foi conseguido, coloca a nú aquilo que toda a gente sabe que existe, vive isso todos os dias, mas como é com os outros tende a criticar. Ora, se numa organização de 19 membros, com interesses económicos, políticos e sociais completamente distintos, com necessidades e realidades diferentes, é óbvio que as posições adotadas sejam também elas diferentes. E alguém tinha de estar a apoiar e estar contra as propostas gregas. Agora, a mim entristece-me, e não concordo, é que o meu país tenha estado ao lado da Alemanha, quem mais tem tirado proveito da fraqueza dos outros, nomeadamente contra um país que está a ter sérios problemas económicos e políticos nos últimos anos, traduzindo-se numa grave situação social. Mas a verdade seja dita, eu não votei em nenhum dos partidos que nos representa, é natural que não me identifique!

Quanto a Manuela Ferreira Leite ser potencial candidata a Belém, revela que a direita, com mais esta potencial candidatura, coloca-se à frente da esquerda, no que toca a número de candidatos. De Marcelo a Santana, com Ferreira Leite e Durão, a direita apresenta-se com 4 fortes potenciais candidatos. Por outro lado, a esquerda parece impreparada e sem grandes soluções, o que não é verdade porque Guterres ainda é potencial candidato, passando por Vitorino, Sampaio da Nóvoa como principais figuras. Mas é como tenho defendido, ainda faltam cerca de 10 meses, e o mais importante, ainda faltam uma legislativas. A mim, o que me dá verdadeiramente a entender, é que estamos perante falta de propostas concretas para discutir, e andamos a jogar ao jogo das cadeiras. Veremos quem são os candidatos efetivos.

Por fim, o último tema que abordarei neste já longo artigo, o Portugal 2020... e porque nem tudo o que este Governo faz é mau.
Este novo quadro comunitário está voltado e desenhado com uma filosofia pela qual me identifico, direcionada para os resultados e em que se beneficia quem os supera, e não apenas os atinge. 
Um outro aspeto relevante, é que as zonas do norte, centro e alentejo irão ter acesso a grande parte dos fundos, e isso é positivo uma vez que são consideradas zonas desfavorecidas pelo seu baixo PIB. 
Em resumo, se fosse eu a desenhar o novo quadro, ou se fosse o PS a estar no poder, gostaria que o resultado fosse este, ou muito parecido. É uma boa lógica de funcionamento, um novo paradigma, ao qual Portugal se terá de adaptar.
Resta saber se na prática, as suposições se verificam.

Sem comentários:

Enviar um comentário