sexta-feira, 19 de abril de 2013

40 anos de PS




O partido socialista está hoje de parabéns, são já 40 anos da sua existência!

É sabido se não por todos, pelo menos por muitos que sou um jovem que defende as ideias base que sustentam o chamado Partido Socialista.

Este partido em muito contribuiu para a implementação da democracia e ajudou, sendo fundamental para que o nosso país não caísse no radicalismo comunista que caracteriza (e mais nos anos 70) o PCP. É um partido que já viveu grandes vitórias e que sabe qual o sabor da derrota, já conquistou maiorias absolutas e Presidentes da República, tem peso nas autarquias, conta com eurodeputados, entre outros feitos... é por isto um partido com experiência.
Eu apenas tenho um pouco mais do que metade da idade daquele partido com o qual me identifico, mas nunca li nem ouvi dizer que o PS tenha sido alguma vez radical, num na sua história fugiu às suas responsabilidades e sempre encarou a oposição não de forma destrutiva mas sim de forma responsável e promovendo o diálogo democrático.

No entanto, e como qualquer organização tem na sua história pontos altos e pontos baixos. É evidente que coisas extraordinárias já fez por Portugal e certamente que erros já cometeu, pois só acontece a quem tem coragem de enfrentar os problemas, de dar a cara e de se sacrificar em nome de um projecto, de ideias, de um país...

Se não toda, grande parte da sua existência e experiência para além da sua ideologia deve-se a um homem, Mário Soares, que em momento oportuno apercebeu que Portugal precisava do socialismo e assim fundou o PS.

Muito poderia aqui escrever sobre o Partido Socialista, mas não me parece que seja necessário, para além de vasta informação esta acessível, a sua obra está à vista de todos.

É certo também que ainda não sou militante do PS, por apenas ainda não achar que tenha chegado o momento, mas sou orgulhosamente militante da juventude que a meu ver melhor defende os meus interesses enquanto jovem, falo claro está da Juventude Socialista que tem um enorme líder, João Torres e muitos dirigentes de grande categoria espelhados pelo país e com quem tive e tenho o prazer de me cruzar ao longo da minha.

Venham mais 40 anos desta organização ao serviço de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário