sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Entretanto, Portugal


Após uma semana em que apenas e só se falava nos EUA, por causa da vitória de Donald Trump, que ainda me custa a engolir, mas assim terá de ser, Portugal não desapareceu por completo do mapa.

Não vou aqui falar da entrega de Pedro Dias que tinha estado quase um mês desaparecido a fugir a polícia, não, sabem bem que não é o tipo e tema no PNP

Durante esses dias, surgiu uma notícia que já teve, aliás, desenvolvimentos positivos para o nosso país: Bruxelas iria aprovar o Orçamento de Estado para 2017 sem grandes objeções. A esta hora já sabemos que vai mesmo ser aprovado.

O Orçamento para o próximo ano está, muito sinceramente, a parecer um passeio para este Governo. E isso não é necessariamente bom. É sinal, em primeiro lugar, que a oposição não está a ser aquilo que deve ser, oposição. E depois porque cria, inevitavelmente uma ideia, errada, de facilitismo. Estas duas premissas podem a médio prazo, prejudicar as nossas políticas públicas.

No mesmo seguimento de Bruxelas, temos as boas notícias relacionadas com a não suspensão dos fundos comunitários a Portugal. Essa seria uma má decisão da UE para este Governo porque não tinha tido responsabilidades no período a que o problema se reportava, tratando-se assim de uma herança. De salientar que, apesar de ser uma herança, coube a este Governo a sua resolução, e que esta decisão assenta naquilo que está previsto para o próximo ano. O importante agora é, sem dúvida, cumprir. O que não será fácil, será exigente, mas é exequível…

Ainda na onda das boas notícias, temos os dados mais recentes sobre o crescimento econômico nacional, que foi a que mais cresceu na Europa e que surpreendeu meio mundo. O outro meio mundo, são aqueles que acreditam que ainda vale a pena defender Keynes. Quando este governo se formou, disse que Costa iria tentar passar pelo buraco da agulha, entre a esquerda nacional e o neoliberalismo europeu. Está a conseguir. De tal modo, que hoje mesmo, Moscovici veio dizer que Portugal é o bom aluno europeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário