sexta-feira, 30 de maio de 2014

Tem de ser dada a voz...



Cada vez mais, parece ser claro que o PS precisa, mesmo, de eleições internas. Por vários motivos. Entre eles, o PS tem hoje, muitos militantes insatisfeitos, quer seja com o resultado de domingo, quer seja pela oposição menos vistosa quanto deveria ser, quer seja pelos zigue-zagues desta liderança, seja pelas sondagens que custam a descolar o Partido Socialista deste Governo... Enfim, vário motivos fazem com que muitos socialistas, nomeadamente militantes e simpatizantes se sintam descontentes.

Para ser muito sincero, no domingo, pela primeira vez a sério, temi que o PS não vencesse as eleições legislativas de 2015. Até domingo, preferia que o Presidente da Republica dissolvesse este parlamento e convocasse eleições antecipadas. Pois bem, neste momento, acho que não o deve fazer por o preço a pagar é demasiado alto dada as circunstâncias em que o país se encontraria. Ingovernável, pura e simplesmente.

E é aqui, essencialmente, que António José Seguro tem falhado. Desde o inicio da sua liderança, tem tudo para estar na frente das sondagens, o que nem sempre aconteceu, mas pior ainda, e que já dei conta no passado, é que os portugueses não vêm no PS a alternativa. E é isto que a mim me revolta e faz querer que se mude internamente.

Por isso mesmo, e uma vez que a divisão dentro do Partido Socialista, que existia mas não estava exposta, está criada, acho que vivemos o momento ideal, enquanto maior partido de oposição, mudar o nosso rumo, mudar o rumo da estratégia daquele que quer não só vencer as legislativas, mas sobretudo, ser o porto de abrigo, a esperança, de todos aqueles que estão descontentes com o Governo.

Neste momento, apenas vejo António Costa com capacidades de liderar essa esperança.

Porém, acho que ainda existem muitas vozes dentro do partido que estão caladas para ver a caravana passar e não comprometerem o seu próprio futuro politico-partidário neste partido. O que, desde já digo, me entristece bastante.
Outro motivo, e este bastante mais plausível, é o facto de liderarem estruturas, e por razões óbvias, não se pronunciam.
Contudo, a ser dada a voz aos militantes, como de resto acho que deve ser feito e mais, espero que seja feito, muitos serão aqueles que votarão numa mudança. Porque essa mudança, é necessária.

Sem comentários:

Enviar um comentário