quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Estamos a viver o início de uma nova era política

Por estes dias, e com recurso à nova tecnologia, tenho tido a possibilidade de "puxar" para trás a programação e ver, na RTP memória, a série Conta-me como foi. Começou a dar do primeiro episódio, novamente.

Esta série portuguesa, retrata Portugal no ano de 1968, narrada por um rapaz de 8 anos à época.
Já quando passou na RTP, era fascinado pela série, e confesso, tenho uma certa inveja positiva em relação aos que nasceram no início da década de 60, mais propriamente da minha mãe, que nasceu por esses anos.

Segundo o jovem ator, em 1968 nascia um novo tempo em Portugal, e poucos eram os que davam conta disso. A sua irmã já usava saias, para inveja positiva da mãe, o irmão no caminho para casa, cruzava-se com manifestações improvisadas e clandestinas, ele e os amigos trocavam cromos do coluna e outras figuras proeminentes do futebol de então, num descampado onde um camião abandonado era o cenário de tardes sem fim. O pai, acabara de comprar um televisor na noite de mais um festival da canção. Era então o início de uma nova era. A política estava a mudar, estava a nascer em Portugal, novos contornos e cenários até então colocados completamente de parte, ou mesmo proibidos.

Ainda bem que temos um serviço público de televisão que nos recorda, ou muitas vezes mostra pela primeira vez, como se vivia em Portugal antes de 1974.

E a esta hora já deverão estar a perguntar porque é que estou a escrever sobre este tema, que pouco mais poderá ter a ver com a minha atividade de zapping ou então com as horas de lazer frente ao televisor.
É que, em condições de cumprir com a sua palavra, Cavaco Silva indigitará António Costa como Primeiro-Ministro de Portugal, uma vez que este conseguiu reunir consenso e maioria parlamentar que garanta estabilidade e condições de governabilidade.
Ora, a ser assim, e mesmo que o Presidente da República não o faça, uma coisa é certa, esta é uma nova era na nossa política nacional.
Quero com isto dizer que, daqui a 40 anos, a RTP memória passará um novo conta-me como foi, a mostrar este mês de outubro de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário