quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Discurso tomada de posse CEAP



O CEAP, em boa verdade, é nada mais nada menos do que, senão o núcleo mais activo e com mais história associativa da UM, um dos mais.

O CEAP tem hoje o reconhecimento de alunos de outras licenciaturas, o respeito dos outros núcleos e a admiração daqueles que por ele passaram e ainda hoje fazem parte. Os colóquios de administração pública e a revista apta são hoje referências da nossa actividade. Ao longo dos anos, temos conquistado tradições que temos de enaltecer cada vez mais. Fruto de tudo isto, é sermos vistos como um dos núcleos mais activos da UM. MAS ISTO SÓ NÃO CHEGA! O CEAP não pode ser um dos mais activos, tem de ser o mais activo. Não podem restar dúvidas.

Fundamentalmente, esta associação é o elo de ligação entre alunos e docentes, não esquecendo a instituição em que está inserido. O CEAP é constituído por alunos, e é para estes que a sua actividade se direcciona, é quem os representa.

A candidatura eleita não surgiu de um dia para o outro. Foi trabalhada. Para a encabeçar, tive de antes sentir o apoio de todos os alunos, que estes sentiam vontade de me ver à frente deste núcleo e desenvolver um projecto, criar um rumo, definir uma estratégia. Hoje aqui estamos nós, a cumprir a nossa parte, a não fugir ás responsabilidades e a assumir que queremos aqui estar e que para este fim queremos trabalhar!

Por outro lado, chegamos aqui sem oposição eleitoral. O que não é bom e pode ter essencialmente duas leituras. A primeira que não houve coragem de mais ninguém para se submeter a eleições, a segunda porque pode não haver tanta gente quanto a que deveria interessados em participar de forma activa e responsável. É necessário colmatar esta falha e incentivar à participação! Mas seja qual for a leitura que se faça, a consequência é a mesma, a responsabilidade desta direcção é maior, pois não há quem se proponha a fazer de forma diferente, logo, obrigatoriamente terá de correr bem!

Para tal, a acção desta direcção será feita de forma coordenada, planeada e envolverá todos. O titulo da candidatura que apresentamos revela bem aquilo que pretendemos: Um CEAP diferente a pensar em toda a gente.
Nos dias que correm a vertente social e cultural serão fundamentais para nós, pois temos assistido a alunos desistirem de apostar no seu futuro em prol das dificuldades económicas, enquanto houver um aluno de administração pública com propinas em atraso, a começar a não se alimentar devidamente ou que não tenha mais condições para continuar, o CEAP tem trabalho a desenvolver.
Para abranger toda a comunidade académica, contamos com o departamento de relações externas, que trabalhará essencialmente em cooperar junto de todos os interessados para termos uma voz mais forte e um trabalho mais consistente!
Ao contrário da informação que habitualmente nos chega, existem bons projectos a pensar nos jovens e nos seus anseios, apenas não são devidamente divulgados, para reduzir essa ineficiência, contamos com o departamento pedagógico.
Para divulgarmos eficazmente as nossas actividades e conseguirmos “vender” bem o nosso trabalho, contamos com o departamento de comunicação e imagem.
A nossa faixa etária tem-se agarrado demasiado ás novas tecnologias, o que faz com que haja por vezes pouca confraternização, para que isso não seja sentido aos nossos alunos e com o objectivo de proporcionar e impulsionar as relações pessoais, o departamento recreativo e lazer estará activo.
No entanto, a grande bandeira deste mandato será a actividade voltada para a discussão, o debate, a troca de ideias, e para isso, iremos criar a cultura de fóruns inexistente aos nossos alunos.
Por várias vezes recebemos apelos de que faltam componentes práticas à nossa licenciatura ou que gostariam de ter mais contacto com profissionais desta área, pois bem, contarão connosco, iremos trabalhar também nesse sentido!

Para concretizar uma pouco melhor como iremos trabalhar,
  • Iremos estar atentos às dificuldades e anseios dos alunos, ajudando na resolução dos seus problemas.
  • Tentaremos estabelecer novas parcerias, continuando o trabalho começado este ano com o Banco alimentar e a Habitat Braga, criando novos relacionamentos.
  • Iremos promover o debate com fóruns e conferências mais regulares do que apenas os colóquios que se realizam uma vez por ano, é preciso mais.
  • Iremos arrumar a casa, fisicamente de forma a torna-la mais aprazível.
  • Tentaremos criar a sebenta de administração pública, de forma a que os alunos possam contar com mais informação.
  • Iremos promover o trabalho colectivo, como é exemplo sessões de estudo em grupo.
  • Iremos procurar apoiar as organizações existentes como é exemplo a comissão de festas ou mesmo praxes, que são quem promovem de forma mais directa a socialização dos alunos, o habitual torneio do reitor onde o nosso curso tem tradição vencedora, tal como no cortejo...
Estas marcas são aquelas que queremos vincar, mantendo estas tradições apoiando naquilo que nos for possível. Como já referi, a grande bandeira da nossa actividade será aquela que promove a intelectualização, desta forma, iremos retomar a edição da revista apta. Mas, de forma a prestar contas com os associados e todos os interessados, criaremos o boletim informativo, com o intuito de informar aquilo que temos vindo a fazer e o que está previsto realizar.

Para além desta nossa actividade interna, contaremos com um vasto número de colaboradores, que nos ajudarão a chegar ao maior número de alunos possível, e desta forma reforçar a integração de todos neste projecto.
Queremos também, que os alunos olhem para o CEAP como um local onde possam frequentar e encontrar sempre a porta aberta, nesse sentido, iremos procurar fazer da sede do CEAP um local aprazível onde alunos de diferentes anos possam trocar ideias e experiências. No fundo, um ponto de encontro.

Gostaria também de vos recordar por que aqui andam! Nós estamos a apostar no nosso futuro, estamos a ter essa oportunidade. Acreditem que estamos no melhor curso na melhor academia, só assim iremos realmente tirar proveito destes anos que temos pela frente. Gostaria de deixar uma palavra a cada ano. Ao primeiro, é apenas o início de um excelente percurso que marcará e será decisivo nas vossas vidas. Ao segundo ano, aproveitem bem e estejam activos, trabalhem naquilo que já identificaram que têm mais capacidades e assim irão sair beneficiados no futuro. Quanto ao terceiro ano, o mercado de trabalho está à vossa espera, adoptem uma postura diferente da usual, marcando pela diferença, dignificando assim esta Universidade.
A todos em comum recordo Albert Einstein quando dizia que “ o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário!”

Não queria terminar sem antes falar para fora da licenciatura, quer esta instituição, os outros núcleos e departamentos, as nossas escolas e mesmo esta licenciatura noutras universidades, poderão contar com o CEAP no desenvolvimento de projectos que beneficiem os estudantes.


Para finalizar, queria salientar, e uma vez que estamos no ponto zero deste mandato, isto é, no início, se correr mal, a responsabilidade será inteiramente minha, se correr bem (como o esperado), será mérito de toda a equipa.

A todos aqueles que desde o primeiro momento acreditam em mim e nesta equipa, um muito obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário