sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ensinar ou não a constituição?

Ontem o paramento debateu se a constituição deve ou não ser estudada nas escolas.
Eu acho que sim, deve ser estudada porque é uma boa forma de aproximar os jovens da cidadania activa e de os alertar de forma educativa para os seus direitos mas principalmente, para os seus deveres.
Por acaso tive a felicidade de no ensino secundário ter frequentado a disciplina de direito, onde aprendi de forma genérica o que é uma constituição, direitos fundamentais, etc, e estudei também a nossa, de forma a saber aquilo que é aplicado no nosso país.
Contudo, acho que não deve ser leccionada na disciplina de direito uma vez que nem todas as áreas necessitam desta área de estudo, mas pela intenção de estudar nas escolas a constituição, acho que se enquadra bastante melhor numa outra disciplina que tive que é formação cívica.
A forma como deve ser estudada, parece-me melhor que seja para comparar o que é uma constituição, os seus conceitos, ao que é aplicado em Portugal e também, e de forma essencial, para ser tomar conhecimento das "regras do jogo" do nosso país.

Sem comentários:

Enviar um comentário