segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

1º Dia mundial da rádio


Hoje celebra-se o primeiro dia mundial da rádio! Não quero deixar passar esta data despercebida, pois considero a rádio como um dos meios de informação mais importantes existentes! É um instrumento que nos acompanha dia-a-dia de tal forma que nós muitas vezes nem nos apercebemos que lá está e que tem para nós a importância que tem!
É importante relembrar que antes de chegar a televisão,chegou a rádio. As informações via rádio, chegam-nos mais rapidamente aos ouvidos do que todo o trabalho televisivo que ainda acresce a imagem!
Para além de tudo o que já disse, para nós portugueses, a rádio tem uma outra importância! Tem que ver com a liberdade, convém não nos esquecermos que a senha no dia 25 de Abril, musica de Zeca Afonso, foi através da rádio! Isto é, a rádio foi o instrumento chave para que hoje se viva em Portugal em liberdade.
Sendo certo também que com as novas tecnologias, tanto a rádio como os jornais (em formato papel, físico) têm vivido sob constante ameaça de findarem! A meu ver, tanto pela história e importância destes meios de comunicação, creio que nunca irão acabar verdadeiramente!
Como aluno universitário, congratulo todas aquelas rádios escolares tanto a nível básico. secundário e universitário. São muitas vezes meios para que alunos mais inibidos se exporem mais, são projectos interessantes que valem a pena acompanhar e participar se possível. Também de realçar todas aquelas rádios que promovem as regiões. E como é óbvio, uma palavra também para as rádios de relevo nacional, que tanto têm feito pela musica nacional e debate público!
E para "musificar" este texto, nada melhor do que a musica que ouvi hoje na "rfm" que demonstra a importância, história e situação actual da rádio, vale a pena ouvir (http://www.youtube.com/watch?v=1bA4KbefGOA)!

1 comentário:

  1. true story .

    o rádio não vai acabar, vai transformar - se e modernizar - se como todos os meios ..
    neste momento na net tu podes fazer a "tua rádio" com os podcasts, e o sucesso destes só mostra que a rádio continua a ter futuro .

    ResponderEliminar