sexta-feira, 7 de março de 2014

Inacreditavelmente absurdo!



Sinceramente, não sei o que é que é mais inacreditável e absurdo! Se estar prestes a acontecer ou até mesmo, a intenção do Governo pura e simplesmente...

Ao que parece, e foi publicado no "Público", este Governo vai apresentar à troika, na próxima avaliação, a possibilidade de os despedimentos ilegais passarem a ter uma indemnização de 15 a 45 dias de salário por cada ano trabalhado, se o tribunal decidir que o despedimento foi feito de forma ilícita. Já é mau que chegue só este facto, mas não nos ficamos por aqui... Até porque, em nome da flexibilidade laboral, tudo!

Acontece que, se um trabalhador for despedido por justa causa, este recebe 12 dias por cada ano.
Soa a estranho? Não! É a flexibilidade meus amigos.

Existirá então, um gap entre aquilo que é correcto (dentro do possível) e não é. Assim, há um desincentivo ao trabalhador despedido para que seja averiguada a justiça quanto ao despedimento. Para o trabalhador, economicamente, e partindo do principio que vai ser despedido, é preferível que seja de forma ilícita! Isto é, no imediato, porque no médio longo prazo, não sei.

O ridículo da situação, é que até os patrões, que assim poderão fazer o que quiserem do dia para a noite, com uma possível "concordância" do trabalhador, acham que a medida não é prioritária e que será um erro que o executivo entrar por esse caminho.

Sr. Primeiro-Ministro, está a tentar agradar quem? É que assim, nem gregos, nem troianos.

Sem comentários:

Enviar um comentário