segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Eleições açoreanas 12'

Hoje foi domingo eleitoral no arquipélago dos Açores! Uma vez mais o PS venceu, não com o histórico vencedor Carlos César mas desta vez foi Vasco Cordeiro a protagonizar este momento.

Em termos de resultado, o PS obteve maioria absoluta elegendo assim 31 deputados (+1), enquanto o PSD elegeu 20 (+2). Quanto a percentagens foram 48,98% e 32,98% respectivamente, enquanto o CDS não chegou aos 6%, o BE passou os 2% e a CDU não obteve 2% dos votos!
De salientar ainda que a abstenção foi quem ao fim ao cabo vencei com 52% dos eleitores a não se deslocarem às urnas.

Unânime é que este resultado reflecte uma resposta por parte dos eleitores ao Governo nacional penalizando assim o PSD Açores e por sua vez a candidata Berta Cabral. Estas posições foram já assumidas pelos lideres dos partidos que governam (Passos Coelho e Paulo Portas).
Outra leitura e a mais assertiva porém poderá ser a de que os eleitores reconheceram o bom trabalho e gestão de Carlos César e elegeram o candidato socialista sucessor Vasco Cordeiro, iniciando assim "um novo ciclo". Estamos certamente perante um projecto coeso e com muito potencial para uma região cada vez mais autónoma e responsável.
Publicamente, dou os meus parabéns ao PS Açores, ao Vasco Cordeiro e a todos os participantes na campanha. Também de salientar o bom desempenho enquanto governante de Carlos César pelo óptimo trabalho desenvolvido ao longo de todos estes anos e deixando os Açores quase que à margem da crise que se vive hoje em dia.
Para finalizar e termos uma noção daquilo que foi a escolha dos açorianos, que democraticamente o fizeram,  o PS venceu em oito das nove ilhas! É obra!!!


NOTA: Entre parêntesis está a diferença de deputados em relação a 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário