terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Pinto da Costa e os 25 anos da morte de Pedroto

Pedroto, visto por muitos o homem que criou a mística do FC Porto de que hoje se fala. O mister culpado pelo sucesso do FC Porto na segunda metade da década de 80'. Ele, infelizmente, nao é da minha era, nasci em 91, mas oiço coisas de várias pessoas em relação a Pedroto, que me deliciam enquanto adepto de futebol.
Fez na passada semana, 25 anos da sua morte, pois bem, o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, como não podia deixar obviamente de ser, na cerimonia de homenagem a este genio do futebol, proferiu declarações, que supostamente seriam apenas para homenagiar aquele que foi tambem para ele um professor.
Pois bem, conhecendo Pinto da Costa como toda a gente conhece, ele nao poderia dar uma entrevista sem atacar os principais rivais, o SL Benfica, e de falar tambem da regionalização e "anti-nortismo" que se tem vindo a verificar nos últimos anos(e o red bull air race prova-o bem).
O discurso em si, notasse que é sentido, ele diz aquilo com o coração, notando-se que é um portuense de gema, defendendo os seus ideais ate ao fim, custe o que custar, doa a quem doer...
Como já referi, não sou do tempo de Pedroto, com muita pena minha, mas é ao ver pessoas como o presidente do FC Porto, amigos, "velhos" sábios de futebol destes tempos, falarem deste que é já um mito do nosso futebol, emocionados como Pinto da Costa estava, que me fazem querer que Pedroto seria mesmo um génio no banco de suplentes, como Maradona no relvado com uma bola nos pés.
Desde já, como adepto de futebol que sou, deixo aqui um eterno abraço se é que é possível, a este que foi a referencia de toda uma ou ate mais gerações futebolísticas, considerado e conhecido por ser o homem que estava a frente no tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário