“É um dia de vergonha para Washington”, disse Obama em conferência de imprensa, prometendo aos americanos que “mais cedo ou mais tarde, está lei passará”.
Hoje foi chumbado pelo senado americano a lei que previa o alargamento da verificação dos antecedentes criminais na venda de armas, ou seja, por outras palavras, uma lei que limitava de certo modo o acesso a equipamento deste carácter!
Desde que me lembro, é alvo de chacota em Portugal o facto de nos EUA se puder usar arma antes de se puder conduzir, chegam com frequência notícias de tiroteios em escolas... o que me remota aliás à minha infância, quando jogava o mítico GTA...
O que aconteceu hoje foi muito mais do que apenas uma rejeição pelo senado, está inerente a este chumbo leituras políticas muito relevantes, onde podemos ler que existem grupos de interesses fortes e com grande influência junto do poder político, mais do que o próprio presidente Barack Obama. Neste caso em concreto é repugnante por estarem em risco vidas.
No entanto, é de admirar a determinação nas palavras do presidente, quer a afirmar que é uma vergonha para os responsáveis e que mais dia menos dia, a vontade da população será levada avante e que vencerá a força das elites interessadas neste sistema!
Sem comentários:
Enviar um comentário