terça-feira, 11 de março de 2014

De besta a bestial



Não é com surpresa que vejo Mário Soares ser homenageado... Tem feito por isso, tem sido interventivo, controverso mas ao mesmo tempo, realista.
Sim, Mário Soares tem sido realista, mesmo quando é uma realidade que nós não queremos ver ou que tentamos esconder, mas a verdade é que Soares, tem sido o mais lúcido dos portugueses!

Quem me conhece, e fala comigo nos dias em que Soares é muito criticado pela imprensa nacional e por muitos portugueses e essencialmente, comentadores políticos que o acusam de incentivar a violência (a um dos pais da democracia em Portugal) e de não ter nexo no que diz por estar já com uma idade avançada, sabe que eu tento sempre ver as coisas da perspectiva que o mesmo apresenta, e sempre reconheci, tal como o próprio, que os portugueses estavam a sofrer em silêncio e a revolta está sempre por um fio... Os polícias têm mostrado isso, tem sido um óptimo avisa.

Mas o ponto onde quero chegar é este: uma vez mais, os nossos compatriotas apenas dão valor a algo que é nosso ou a algum português, depois de os estrangeiros o fazerem. Soa a familiar não é?

Hoje, no jornal "Público", Soares é o único que tem a seta verde na última página, vêm rasgados elogios ao ex-presidente no artigo da cerimónia da homenagem. Nomeadamente, a justificação da Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal para a eleição de personalidade do ano foi "ser uma das vozes mais activas no seu país, com grande repercussão no estrangeiro. Ante a dificuldade dos portugueses, Soares não se tem calado". é isto que o caracteriza, é isto que faz de Mário Soares, a pessoa que é!

Sem comentários:

Enviar um comentário