terça-feira, 2 de março de 2010

Os jovens de hoje

Hoje em dia, as novas gerações são altamente aliciadas pelas novas tecnologias. Passam o seu tempo livre da infância e adolescência com os video jogos, computadores, etc. Antigamente, no tempo dos nossos pais, o tempo era passado na rua com os amigos e nas associações criadas para os jovens passarem o seu tempo colectivamente e não estarem fechados num quarto como hoje acontece.
A culpa do sedentarismo dos jovens não é só de uma pessoa ou de uma identidade, mas sim, de um vasto conjunto de factores. Tudo isto tem prós e contras, como tudo na vida. As principais vantagens são que os pais não se preocupam com os filhos, pois sabem que estão em casa sentados em frente a um ecrã e não na rua à deriva das más influencias (se bem que isto trás muitos inconvenientes a nível educacional), e os contras, é que os jovens passam o tempo sentados, dados ao sedentarismo, criando assim um risco mais elevado de obesidade e se solidão. Aqui, o factor favorável também aparece no desfavorável. Parece contraditório mas é verdade.
Porém, as escolas têm um papel fundamental no combate a estes problemas, criando actividades de tempos livres, fazendo as Associações de Estudantes interagirem mais com os alunos, coisa que, nos últimos anos não se tem vindo a verificar, pois temos assistido à desmobilização das associações e instituições de todos os ramos e em todo o lado, e a verdade, é que as escolas não escapam a este fenómeno.
Pois hoje, tem existido, por parte do Estado, um investimento na educação, principalmente a nível das infra-estruturas do secundário. Depois, compete ás direcções escolares fazer chegar estes apoios aos alunos.
Na nossa escola, Carolina Michaelis, este ano temos de bater palmas à direcção e à associação de estudantes, pois têm feito uma gestão racional dos recursos disponíveis, e indo ao encontro das necessidades dos alunos. Estes, têm muito por onde escolher, desde diferentes clubes de diferentes áreas, desde a dança até ao jornalismo, passando pelo teatro, estilismo, basquetebol, voleibol, entre outros, e em formação, a rádio. Espaços como a sala de convívio e a biblioteca. E mais, a direcção, teve o cuidado de, numa das mais árduas tarefas que é fazer os horários escolares, deixou a tarde de quarta-feira livre para que os alunos se dedicarem ao clubes caso seja sua vontade.
Por isso, alunos, vamos aproveitar.

1 comentário:

  1. Tens alguns pontos e assuntos interessantes e bem aprofundados, mas acho que te devias dedicar um bocado mais à leitura, visto teres vários erros gramaticais e de sintaxe. Continua com o bom trabalho, é de jovens assim que Portugal necessita nestas alturas

    ResponderEliminar